Recentemente, abordamos o grande número de cirurgias plástica realizadas no Brasil (confira aqui). As pessoas estão buscando mudar as suas insatisfações com alguma região do corpo a qualquer custo. Muitas vezes, acabam deixando de avaliar os possíveis contratempos ao se submeterem a uma cirurgia desse calibre. As mudanças promovidas por procedimentos cirúrgicos não podem ficar restritas apenas à aparência e à autoestima.

A cirurgia plástica é um procedimento delicado. Quando não é feita com um profissional de qualidade, ela pode oferecer graves riscos à saúde do paciente. Como todo processo cirúrgico, exige preparação e cuidados antes, durante e depois da operação, o que ajuda a evitar complicações. Se você está pensando em realizar alguma cirurgia plástica, a clínica Julio César Yoshimura elencou algumas dicas importantes para realizar uma cirurgia plástica com segurança. Confira:
Escolha cirurgiões membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica exige dos candidatos uma formação de dois anos em cirurgia geral e mais três anos de treinamento/especialização em cirurgia plástica em serviço credenciado pela SBCP ou MEC. Em seguida, é necessário prestar uma prova escrita e oral, para que, finalmente, tornem-se membros especialistas. Com todo esse preparo, é bem provável que o seu médico tenha muita competência e um vasto conhecimento teórico para realizar o procedimento cirúrgico. Para conferir se o médico escolhido é um membro da SBCP, clique aqui (http://www2.cirurgiaplastica.org.br/)
Agende consultas preparatórias

As consultas são importantes para que o médico explique em detalhes as etapas envolvidas na intervenção estética. O acompanhamento do cirurgião plástico permite alinhar a expectativa quanto aos resultados, conhecer o histórico de saúde do paciente, o que facilita a escolha da técnica adequada para atingir os objetivos expostos pelo mesmo. Durante as consultas, é imprescindível que você converse sobre tudo o que está pensando: dúvidas, receios, objetivos e expectativas. Na consulta de retorno, o médico consegue acompanhar a evolução do quadro de recuperação, o que contribui muito para que os resultados sejam convincentes, e também, neutralizar eventuais complicações.
Cuidados com o pré e pós-operatório

A preocupação com os cuidados no pré e pós-operatórios tem demonstrado um fator preventivo de possíveis complicações, garantindo um resultado estético mais satisfatório e rápido. Por isso, preste muita atenção em todas as orientações do seu cirurgião plástico nos devidos assuntos: jejum, pausa no cigarro, medicamentos, uso de anticoncepcionais ou hormônios, higiene, curativos, exercícios físicos, drenagem linfática entre outros.
Escolha o local e os equipamentos

Para realizar uma cirurgia plástica com segurança, ela deve ocorrer em ambiente hospitalar. Verifique se o hospital possui equipamentos necessários para que a cirurgia seja realizada com segurança ou equipamentos pertinentes caso aconteça alguma emergência. Busque informações sobre a equipe de médicos e enfermeiros, tais como certificações e históricos profissionais. Verifique se o hospital é credenciado pelos órgãos reguladores.

Em hipótese alguma deixe o fator segurança de lado ao optar pela a realização de uma cirurgia plástica, pois é sobre a proteção do seu corpo e da sua vida que estamos falando. Se você quer saber mais sobre as cirurgias plásticas, entre em contato com a clínica do Dr. Julio César Yoshimura. Será um prazer atender você!

© 2017, Dr. Julio Cesar Yoshimura. Todos os direitos reservados