Tratamento Queda de Cabelo – O que precisa saber

É muito comum a pesquisa por Tratamento de Queda de Cabelo. Segundo dados da Associação Brasileira para Estudo do Cabelo (SBEC), a cada dez homens com menos de 70 anos, oito deles apresentam predisposição genética para calvície.

A estimativa é que o problema atinja 10% entre seus 20 e 30 anos de idade. Resultado em muitas buscas para tratamento para queda de cabelo.

A queda de cabelo é um problema que atinge milhões de pessoas ao redor do mundo.

Tem uma tendência a se manifestar mais em pessoas do sexo masculino, pois uma das principais causas do problema está ligada a disfunções com o hormônio testosterona. Presente em grandes quantidades no organismo dos homens, conhecida como alopecia androgenética.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que metade dos homens de todo planeta apresentará algum problema relacionado a queda de cabelo até seus 50 anos.

Causas queda de cabelo

Existem diversas causas para a perda de cabelo, alguns deles podem ser:

– Estresse: ciclos de estresse intenso podem alterar o crescimento do cabelo. Em casos mais graves como estresse crônico ou agudo ocasiona a queda dos fios.

– Má alimentação: deficiência de nutrientes como ferro e proteínas pode ocasionar a queda de cabelo, pois as fibras capilares são constituídas de 90% proteína. Uma alimentação incorreta, que não inclua determinados nutrientes no cardápio pode ser causadora de problemas com calvície. Além de agravar casos em que já há a predisposição genética.

– Perda de peso aguda: quando o indivíduo perde peso de forma muito acentuada, ou seja, em grande quantidade de peso em pouco tempo, ocorrem alterações metabólicas no organismo que podem causar a queda de cabelo.

– Medicação: alguns tratamentos com drogas sintéticas que utilizam posologia frequente e intensa, como tratamentos para câncer por exemplo. Este também é um fator que pode levar a queda de cabelo.

– Disfunções hormonais: conhecida como alopecia androgenética, principal responsável pela calvície masculina. O distúrbio é desencadeado pela testosterona e causa o enfraquecimento e até a deformação permanente do folículo capilar.

Tratamentos para Queda Capilar?

Devido a suas diversas causas, a melhor forma de curar a calvície é procurando um especialista que irá identificar a origem do problema de queda de cabelo no paciente e só então prescrever o tratamento para calvície correto.

Para cada tipo de calvície existe um tratamento para queda de cabelo diferente. Os mais comuns são posologias de medicamentos que irão atuar na causa do problema (estresse, disfunção metabólica e/ou hormonal, entre outros).

E também os implantes capilares, muito utilizados para quadros de calvície aguda, onde houve perda parcial ou total dos folículos pilosos.

Existem dois tipos de tratamentos cirúrgicos neste sentido. O implante capilar, que são enxertos realizados com fios de cabelo sintéticos no paciente. Este tipo de procedimento é quando não há a possibilidade de resgatar folículos saudáveis de áreas doadoras pois o estágio de alopecia se encontra avançado, comprometendo a eficácia do implante.

Importante: O procedimento de implante capilar com fios sintéticos não é mais realizado. No entanto, o termo “implante capilar” continua sendo utilizado pelo público em geral. Seu uso é associado ao mesmo procedimento do transplante capilar.

O transplante capilar, por sua vez, utiliza os fios naturais do próprio paciente para realocá-los nas áreas afetadas, conhecido pelos métodos FUT e FUE. Estas áreas doadoras podem ser originárias do couro cabeludo da cabeça e de outras partes do corpo como tórax, braços, entre outras.

Caso tenha interesse em saber mais sobre tratamento para queda de cabelo, entre em contato com o Dr. Julia Cesar Yoshimura e agende uma consulta.